quinta-feira, 19 de junho de 2008

Estudantes da UFMT se organizam por uma melhor qualidade dos ônibus da instituição

Cerca de 40 estudantes de diversos cursos da UFMT se reuniram na quinta-feira (18/06) para debater a qualidade dos ônibus e microônibus da instituição. Esta reunião e algumas que a sucederam foram iniciativa do Cematege - Centro Acadêmico de Geologia - devido a uma acontecimento em uma viagem a campo de uma das turmas de Geologia. O ônibus em que os estudantes voltavam da viagem perdeu sua roda no meio da estrada, o que poderia causar danos seríssimos.

Outra situação de mobilizou os estudantes a se reunirem foi o caso das aulas do Professor Penna, da Engenharia Florestal. O CONSEPE vetou suas aulas alegando que siriam muito caras à UFMT porque teriam que ocorrer fora do estado. Mas sem estas aulas, o conteúdo não pode ser dado. Para resolver esta questão o DCE da UFMT assinou um Mandado de Segurança para garantir que o direito dos estudantes à aula seja mantido.

Nesta reunião estiveram presentes estudantes de Geologia, Engenharia Florestal, Biologia e até Comunicação Social, Ciências Socias e História, cursos que não possuem aula de campo, mas não conseguiram ônibus para eventos fora do estado devido ao número pequeno de ônibus disponíveis aos estudantes.A intenção final dos estudantes, que já tentaram de todos os meio "legais" fazer contato com a reitoria, é fazer uma marcha para entregar uma pauta de reinvidicações ao reitor, forçando-o a se explicar e resolver estes problemas.

Assim, ficou decido que teria uma nova reunião segunda-feira (23/06) para aprovar o Manifesto e a pauta de reinvidicações que será entrega e comunicar o dia do ato. O Centro Acadêmico de Comunicação Social ficou responsável pela mobilização da imprensa, que tratá visibilidade ao movimento. Isso se torna necessário a partir do momento em que nenhuma medida foi tomada por parte da reitoria para sanar os problemas com transporte que há na UFMT, que já causaram acidentes que foram um grande risco aos estudantes.

Nenhum comentário: