terça-feira, 24 de junho de 2008

ASCOM tenta boicotar ato estudantil

A ASCOM - Coordenação de Comunicação Social da UFMT - tentou hoje, às vésperas do ato dos estudantes por melhorias no transporte da universidade, deslegitimar as reivindicações destes e fazer com que o acidente com o ônibus que trazia a turma de Geologia da aula de campo parecesse uma inverdade. Este acidente foi o estopim da indignação estudantil, pois há muito tempo acontecem casos de estudantes arcarem com custos de manutenção do transporte em meio à viagens para congressos e eventos, sem ressarcimento por parte da instituição.

Como foi encaminhado pelos estudantes que construíram o ato, o Centro Acadêmico de Comunicação Social ficou respónsável pela divulgação à imprensa da marcha até a reitoria que acontece amanhã (25/06). Cumprindo sua obrigação, nós do CA pedimos à jornalista Keka Werneck que escrevesse um release e o enviasse à sua lista de e-mails de assessoria de imprensa. Porém, o e-mail da ASCOM estava incluído nesta lista e, rapidamente, a coordenação enviou outro e-mail como resposta à estes contatos com os seguintes dizeres: "Frota de veículos da UFMT está renovada", seguidos de uma nota.

A questão é, se a frota foi renovada, como aconteceu uma acidente deste porte com os estudantes de Geologia? Este e-mail foi uma tentativa de boicotar a mobilização estudantil que, como bem sabe o reitor Paulo Speller, é capaz de dar muita dor de cabeça à Administração Superior. Mas o mais triste nesta situação toda é que a ASCOM se proponha a fazer este trabalho de desmentir uma pauta de reivindicação estudantil seríssima à diversos membros da imprensa, fazendo-nos parecer baderneiros e rebeldes sem causa.

A marcha será mantida e, após este acontecimento, é muito mais necessário que os estudantes participem e mostrem a força que há no movimento estudantil. A concentração acontecerá na praça do RU, às 9 horas da manhã.

Mariana Freitas, estudante do 3º semestre de Jornalismo e do 1º semestre de Ciências Sociais, ambos na UFMT.

Nenhum comentário: