sexta-feira, 27 de junho de 2008

DCE-UFMT participa do CONEG.


Do dia 19 a 22 de junho aconteceu o 56° CONEG (conselho nacional das entidades gerais da UNE), que é a reunião de todos os DCE's e executivas/federações de curso da qual o DCE-UFMT participou como delegado. A organização deixou a desejar e não ofereceu alimentação para os delegados. No dia 19, como estava na programação, não teve atividades nem o credenciamento, tonando-se um dia inútil aos DCES's.
A discussão do CONEG foi a "Reforma da educação" da UNE, ou seja, o programa político da UNE para a educação. E neste sentido, o DCE-UFMT se organizou com os DCE's das públicas para atuar de uma forma unificada para que nossas proposições pudessem ser ouvidas durante o evento.

  1. Organizamos uma plenária das públicas,e deliberamos algumas posições coletivas para o congresso como : Lutar pela revogação do REUNI; Paridade em todas as estâncias da universidade; Lutar contra as fundações privadas dentro das universidades públicas; Combater as fundações estatais de direito privado em defesa dos HU's.

Em alguns pontos tivemos avanços significativos. Por exemplo, conseguimos aprovar que a UNE seja de fato contra as fundações estatais de direito privado e as fundações de apoio, que ela defenda o investimento 10% do pib em educação e o fim da desvinculação da receita da união DRU. Mas na questão do REUNI, decreto do presidente LULA combatido em todas as instituições públicas, a direção majoritária cumpriu seu papel de cúmplice do governo e aprovou na plenária final a defesa do REUNI.
Nós do DCE-UFMT percebemos que ouve um crescimento da oposição da UNE, organizados ou não na FOE (frente de oposição de esquerda da UNE), que é uma frente ampla que aglutina a maior parte da oposição da UNE. Esta tem mostrado força e os DCE's das públicas, preponderantemente, estão sendo dirigidos pela oposição, assim como na UFMT, USP, UnB, UFRJ e outras.
E a oposição tem aglutinado forças, prova disso são lutas concretas como a ocupação da USP, UNB, UFRJ; a luta contra o REUNI; e a conquista do passe-livre. Onde a majoritária composta pelo PT, PC do B e PMDB nunca está presente.

DCE - UFMT.

"UNE na luta e pela base!"

Veja a resolução final no sitio: WWW.UNE.ORG.BR

Nenhum comentário: